Sintrivest participa de reunião do Conselho de Representantes e Diretoria da Fetiesc

Foi realizada na quinta-feira, 26 de maio, a assembleia geral do Conselho de Representantes da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc). O encontro ocorreu de forma presencial, na sede da entidade em Itapema. Na oportunidade, a presidente do Sintrivest, Marli Leandro, e o tesoureiro geral do sindicato, José Gilson Cardoso, que são Delegados Representantes Junto à Federação, participaram do evento.
Ao longo da assembleia, os conselheiros dos Sindicatos filiados à Fetiesc, aprovaram a outorga de poderes e o rol de reivindicações para a Fetiesc.

Diretoria da Fetiesc
Durante o encontro, o assessor de formação da Fetiesc Prof. Sabino Bussanello apresentou o relatório parcial das atividades de formação realizadas neste primeiro semestre de 2022 e também, a avaliação positiva dos dirigentes e trabalhadores que participaram dos cursos. Sabino ainda propôs um calendário de cursos de formação para ser realizado nos sindicatos filiados e entidades parceiras. Até o momento foram realizados 12 cursos de formação e 11 já estão programados para acontecer até setembro.
O presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini falou sobre a importância de resgatar a esperança de um país melhor. “Este é um ano decisivo para mudar esta dura realidade que assola a população brasileira onde a principal pauta é a retirada de direitos da classe trabalhadora. A população brasileira está extremamente endividada, pois o custo para se viver está cada dia mais alto e já não é mais possível sonhar. Devemos eleger candidatos que representem os anseios do povo”, declarou.
Além disso, os sindicalistas Afrânio Boppré e Claudio Vignatti conversaram com a diretoria sobre a importância dos trabalhadores das indústrias para o crescimento da economia. E também, sobre a concentração de renda nas mãos de poucos e a recuperação do poder de compra da classe trabalhadora com destaque que a inflação alta impõe perdas aos salários daqueles que trabalham e torna a vida extremamente difícil.

Saiba mais
O Conselho de Representantes é a instância máxima da Federação e as deliberações e decisões do mesmo são soberanas. O conselho é formado pelos representantes das delegações dos sindicatos filiados, constituída de dois membros de cada sindicato, eleitos na forma dos respectivos Estatutos.

(*Informações: Divulgação Fetiesc – http://www.fetiesc.org.br/site/2022/05/fetiesc-realiza-reuniao-do-conselho-de-representantes-e-diretoria-2/ )

Sintrivest e Istitudo di Moda Burgo lançam projeto em parceria no Dia da Costureira

Associados do sindicato poderão fazer curso de Modelagem com desconto especial

No dia 25 de maio, Dia da Costureira, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sintrivest) lançou em parceria com o Istituto di Moda Burgo Brasil um curso especial de Modelagem, voltado para as costureiras, costureiros e demais associadas do Sintrivest.
O curso será oferecido com desconto especial de 50% no valor e as aulas serão ministradas aos sábados de manhã e/ou à tarde, totalizando 90h. As vagas são limitadas a 20 alunos (10 pessoas por turma). O valor total do curso também poderá ser parcelado em até 10 vezes.
Além disso, caso seja fechada uma turma, a cada dez inscritos haverá o sorteio de uma bolsa de estudos, com o valor de 100%, entre os alunos matriculados.

Novas oportunidades
Esta é a segunda vez que o Sintrivest e o IMB Brasil realizam um curso em parceria. “Retomar essa parceria é um orgulho, em podermos oferecer mais oportunidades para as pessoas no mercado de trabalho em se capacitar, em ter salários melhores. É um projeto social, com um valor diferenciado para os associados do Sintrivest, então vale muito pena já que o aluno aprende a modelagem, vai pra máquina de costura, executa uma peça, e aprende na prática, tudo isso com a certificação de uma escola internacional”, declara a diretora do IMB, Daniela Colzani.
Para a presidente do Sindicato, Marli Leandro, a parceria com o IMB Brasil é muito positiva pois é uma grande oportunidade de aperfeiçoamento profissional aos associados. “É a segunda parceria que estamos firmando com o IMB, agora com um desconto maior para os nossos associados. E escolhemos lançar essa novidade neste dia 25 de maio, que é o Dia da Costureira, para marcar a data. Esperamos que os nossos associados aproveitem essa oportunidade em poder ter acesso a esse curso do Instituto Burgo, que tem reconhecimento internacional, e que com certeza fará diferença no currículo de quem o concluir. Divulgamos essa parceria com muito carinho e que as turmas sejam fechadas”, completou Marli.

Como participar
O curso é exclusivo para associados do Sintrivest e interessados em participar deverão se inscrever até o dia 23 de junho, na sede do sindicato (avenida Arno Carlos Gracher, nº 323). A previsão do início das aulas é até 25 de junho, ou assim que as turmas forem fechadas. Mais informações no (47) 3351-1373 ou no (47) 3717-0371.

Saiba Mais
Com sede em Milão, na Itália, o Istituto di Moda Burgo é uma das mais tradicionais e conceituadas escolas de moda da Europa, com mais de 50 anos de história. Fundada por Fernando Burgo, alia suportes didáticos exclusivos e avançados, com base em extensa pesquisa. No Brasil, a primeira filial foi inaugurada em Brusque, em 2015, no Archer Boulevard, e é dirigida pela estilista Daniela Colzani.

 

 

25 de Maio: Dia das (os) Costureiras (as) – uma data para ser celebrada

Nesta quarta-feira, 25 de maio, é celebrado o Dia da (o) Costureira (o) e, desta forma, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sintrivest) parabeniza todos os profissionais do segmento por escolherem atuar nesta área tão importante para a região de Brusque, do país e também para o mundo. Afinal, a moda que veste todas as pessoas é construída pelas mãos de costureiras e costureiros.
“Sem dúvida é uma data que precisamos referendar. Costurar é uma verdadeira arte e nós precisamos valorizar cada vez mais quem atua neste ofício, afinal todas as roupas passam pelas mãos desses profissionais. Por isso, precisamos parabenizar todos os trabalhadores, costureiras e costureiros da nossa cidade, em especial as associadas e associados do sindicato”, destaca a presidente do Sintrivest, Marli Leandro.

Além disso, a presidente do Sintrivest também destaca o trabalho realizado pelo sindicato na defesa dos direitos dos trabalhadores e na valorização dessa e das demais profissões do setor têxtil. “O Sintrivest está sempre à disposição para qualquer dúvida, já que os trabalhadores podem sempre contar com serviços do sindicato. Afinal, por mais importante que seja essa profissão, assim como as demais, infelizmente enfrentamos alguns problemas no dia a dia. Semanalmente atendemos casos de costureiras que trabalham sem carteira assinada, sem direitos, e outras situações que precisamos resolver. Assim, em busca de melhorar essa e demais situações estamos sempre à disposição de toda categoria afinal, além das costureiras, temos outros profissionais que também são fundamentais para o setor e para o desenvolvimento das peças que são confeccionadas todos os dias nas centenas de empresas do segmento que temos em nossa região”, acrescenta Marli.

Sintrivest sedia evento de formação sindical

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sintrivest) sediou na quinta-feira, 19 de maio, um encontro de formação sindical com representantes da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Festiesc). Na oportunidade, além de integrantes da diretoria do Sintrivest, também estiveram presentes representantes do Sindmestre e do Sintrafite.

Ao longo do encontrou, o assessor de Formação da Federação, Sabino Bussanello, apresentou um panorama geral sobre história e origem do movimento sindical no Brasil e no mundo; bem como os direitos dos trabalhadores conquistados no Brasil, entre eles, as principais conquistas (como férias, FGTS, entre outros).

Além disso, Bussanello falou sobre as recentes perdas de direitos nos últimos anos e os impactos na vida dos trabalhadores; além da reflexão sobre alguns direitos que estão sendo discutidos e que podem vir a ser perdidos. “Foi um importante momento, de troca de conhecimento, tanto para os novos membros da diretoria, como para quem já conhece o movimento sindical, para relembrar e se atualizar. Alguns assuntos abordados são pertinentes, por isso nós, como sindicatos, temos que estar atentos para manter e garantir os direitos dos trabalhadores”, considera a presidente do Sintrivest, Marli Leandro.

O presidente da Fetiesc, Idemar Antônio Martini tambéme esteve presente no evento.

Entidades lançam a 9ª edição do Desfile das Costureiras

Uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 12 de maio, no Bloco F, do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), marcou o lançamento da 9ª edição do Desfile das Costureiras e Costureiros, que acontecerá no dia 27 de maio, às 19h, no teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESBr). Iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Sintrivest), o evento em 2022 conta com a parceria da Unifebe, Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sindivest), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Brusque), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/Brusque) e Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr).
“O objetivo é homenagear as costureiras e costureiros pela passagem de seu dia, celebrado em 25 de maio. É quando eles terão a oportunidade de sair da máquina de costura e, pela primeira vez, viver a experiência de pisar em uma passarela, exibindo a peça que produzem. Com isso, também esperamos evidenciar uma profissão que é tão importante para a economia da nossa cidade e da região”, conta a presidente do Sintrivest, Marli Leandro.
Realizado desde 2011, a última edição do Desfile das Costureiras e Costureiros ocorreu em 2019, por conta da pandemia. “Este momento é importante, porque se trata de um recomeço. Não havia possibilidade de realizar o evento mas, enquanto instituição de ensino, nós continuamos a lecionar e a gerar produção científica. A contribuição da Unifebe para com o projeto é técnica e nós abraçamos esta competência com orgulho. Por isso, o desfile traz na sua essência muito saber, tecnologia, inovação e tendência. A costura é uma das poucas atividades que a máquina ainda não substituiu. Isso porque ela exige do profissional percepção e empatia, somada à ciência, que vem pela contribuição da universidade”, destaca a reitora da Unifebe, Roserami Glatz.

Valorização profissional
Parceiro desde a terceira edição do evento, o Sindivest também comemora esta retomada. “É um momento disputado dentro das nossas empresas, porque muitas pessoas querem participar, embora o número seja limitado, por conta do espaço. Isso demonstra também a nossa preocupação em fazer com que os colaboradores se sintam valorizados, queridos e representados”, diz a presidente do Sindivest, Onésia Adriana Liotto.
A diretora da Ampe Brusque, Sandra Neli Werner, enaltece a iniciativa, que chama a atenção para um trabalho muito necessário às empresas. “Na nossa entidade, 90% dos associados são do ramo têxtil e o desfile traz esta visibilidade, força e reconhecimento da profissão dos costureiros e costureiras. Esta parceria que mantemos com o Sintrivest e com as demais entidades, consolida a cultura da nossa cidade e da nossa Associação”, pontua.

Desfile de looks
No Desfile, os modelos que irão subir na passarela serão os próprios trabalhadores e trabalhadoras do segmento da costura que, com dedicação e afinco, diariamente produzem peças que vestem milhares de pessoas em todo o país. Desta forma, os looks usados no desfile serão produzidos pelas próprias costureiras (os), por alunos das instituições de ensino envolvidas, ou cedidos por empresas parceiras.
A coordenadora do curso de Desing de Moda da Unifebe, Jô Rosa, explica que um dos propósitos do evento é mostrar mais do que as peças desenvolvidas, aplicando conceitos, tendências e pesquisas. “A coleção remete ao período de pós-pandemia. Nunca tivemos um inverno tão colorido como em 2022, com cores quentes e abertas como rosa, lilás e o vermelho. É a ressignificação da vida, dos momentos tristes e de isolamento social. Através do projeto, honramos os profissionais da costura, a nossa ancestralidade e a arte da confecção. Também permitimos que homens e mulheres vençam este desafio de ultrapassar o próprio limite da timidez ao pisar na passarela. Assim, trabalhamos a moda humanizada, que não tem padrão de corpo ou de medida. A moda traz felicidade quando tem esta liberdade”, afirma Jô.
O Senai já foi parceiro em edições anteriores do projeto e destaca que 140 alunos estão envolvidos na iniciativa em 2022. “Vamos apresentar seis looks, que são o resultado de um trabalho produzido por quatro turmas. Os desenhos já estão aprovados e, neste momento, as peças seguem em produção. Nos impressiona a parceria e postura dos alunos em cumprir o que foi solicitado, tomando como base o tema ‘Reviver’”, avalia o supervisor de Aprendizagem Industrial do Senai, Paulo Fernando Mazera.
Já o Senac faz a sua estreia no Desfile das Costureiras e Costureiros este ano. “Foi um grande passo já ter instituído o Dia da Costureira e agora integramos um projeto que nos enche de orgulho e nos permite valorizar nossos alunos e egressos nas turmas de Costura e Modelagem”, ressalta a diretora da instituição, Ana Heil Belli.