16/04/2018
Na noite de quinta-feira, 12 de abril, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest), realizou a primeira etapa do Ciclo de Palestras sobre a Reforma Trabalhista. O evento foi ministrado pelo assessor jurídico da Fetiesc, Dr. Jairo Leandro Luiz Rodrigues.
“É importante a participação dos trabalhadores neste debate porque o conhecimento é fundamental e transforma a nossa vida. Nós precisamos entender o que está acontecendo no Brasil e o que motivou toda esta mudança”, afirma a presidente do Sintrivest, Marli Leandro.
Com duração de quase duas horas, o evento apresentou a questão conceitual da Reforma Trabalhista e os agentes que arquitetaram este processo em conjuntura global. “Países com interesse no Brasil não admitem que os trabalhadores tenham, ainda que minimamente, recurso e poder político. Eles não admitem a possibilidade de que um representante dos trabalhadores seja eleito de novo como presidente da República”, adverte o assessor jurídico da Fetiesc, Dr. Jairo Leandro Luiz Rodrigues.
Segundo ele, o principal prejuízo deste processo é a desinformação das pessoas sobre o alcance da Reforma Trabalhista. “A única coisa que a maioria dos trabalhadores pensa que lhe afetou é o pagamento da Contribuição Sindical quando, na verdade, mais de 100 artigos da CLT foram alterados. Os prejuízos vão chegar em curto prazo, especialmente pelo enfraquecimento no movimento sindical”, pontua Dr. Jairo.
A segunda etapa do Ciclo de Debates sobre a Reforma Trabalhista do Sintrivest será realizado no dia 16 de maio, às 18h30, no auditório da entidade. A entrada é franca e o evento é aberto à participação da comunidade. Mais informações pelo telefone (47) 3351-1373.