Sintrivest dá início à Campanha Salarial 2021/2022

Assembleia reuniu trabalhadores e trabalhadoras para discussão e aprovação do rol de reivindicações que será encaminhado ao sindicato patronal nos próximos dias

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest) reuniu trabalhadores e trabalhadoras da categoria na manhã e final da tarde de terça-feira, 20 de julho, em Assembleia Geral Extraordinária, que deu início à Campanha Salarial 2021/2022. Na oportunidade, a presidente do Sintrivest, Marli Leandro, fez uma explanação a respeito das propostas de novas cláusulas que serão negociadas este ano, junto ao sindicato patronal, a fim de garantir melhorias aos profissionais do setor.

Segundo Marli, a prioridade do Sintrivest na negociação é garantir a renovação de todas as cláusulas já existentes na Convenção Coletiva de Trabalho e avançar em novas cláusulas e para isso foi aprovada uma gama de novas reivindicações. “A cada ano nós colocamos novos pontos a serem negociados, que visam melhorias para a categoria. Nesta assembleia, aprovamos, entre as reivindicações, a proposta de um piso salarial de R$ 1.600. Também queremos negociar um percentual de aumento real, além do índice de inflação. Entendemos que a inflação é somente reposição das perdas para o trabalhador, que teve  seu poder de compra reduzido e que agora é o momento de haver esta reposição, mas precisamos também avançar no aumento real”, explica.

A negociação salarial entre Sintrivest e sindicato patronal gira em torno, todos os anos, do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC, acumulado dos últimos 12 meses. É um dos índices que mede a inflação no país, junto com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ambos medidos pelo IBGE. Além do INPC, o Sintrivest pretende negociar um percentual de aumento real aos profissionais da categoria, por entender que a Campanha Salarial é o momento de as empresas demonstrarem seu reconhecimento aos trabalhadores e trabalhadoras. “O que a gente espera é a reposição das perdas e que as empresas possam dar aumento real de salário. O que viemos acompanhando e sentindo do setor, é que ele está crescendo, está contratando, está produzindo, faturando e isto é sinal de que está aquecido. Diante disso, nossa expectativa é termos êxito nas negociações. Os últimos anos foram difíceis por conta de toda a situação, mas a gente espera que consigamos avanços àqueles que diariamente estão nas empresas, produzindo uma gama de produtos”, ressalta.

 

PPR e Auxílios

Entre as cláusulas que serão encaminhadas para negociação, está a que determina a Participação nos Lucros e Resultados, como também os reajustes dos auxílios creche e farmácia, este último com a ampliação de incluir como dependentes os filhos até 14 anos.

Outra cláusula se refere a uma contrapartida por parte das empresas, ao sindicato, a fim de ser aplicada na ampliação dos benefícios sociais aos trabalhadores e trabalhadoras (atendimentos em saúde e odontologia), como também em um programa de qualificação profissional. “Muitas empresas têm vagas de emprego e não conseguem contratar porque falta mão de obra qualificada, então é o momento de fazermos essa discussão também com o sindicato patronal, para que as empresas possam investir conosco nesta questão. Ganha o trabalhador o conhecimento e ganha a empresa em contratá-lo”, analisa Marli.

O rol de reivindicações foi aprovado por unanimidade entre os trabalhadores presentes na assembleia e deve ser encaminhado ao Sindicato Patronal da Indústria do Vestuário de Brusque e Região (Sindivest) nos próximos dias. “Esperamos que no início de agosto possamos começar as negociações com o sindicato patronal, com o objetivo de finalizarmos a Campanha Salarial até a nossa data-base, que é primeiro de setembro”, complementa a presidente do Sintrivest.

 

Contribuição confederativa

Outro assunto trazido à assembleia foi a cobrança da Contribuição Confederativa. Segundo Marli Leandro, a exemplo de 2020 o sindicato não recolherá a contribuição dos trabalhadores e trabalhadoras, porém, passará a cobrar uma taxa de serviços dos profissionais do setor não filiados ao Sintrivest, sempre que necessitarem do sindicato. “No ano passado não cobramos e este ano colocamos como ponto de pauta este debate, mas novamente nossa proposta foi de não cobrarmos. Por mais que seja uma contribuição importante para a entidade sindical, já que utilizamos este recurso para ampliar benefícios aos trabalhadores, decidimos novamente pela não cobrança em 2021. Ao mesmo tempo, queremos valorizar nossos associados e associadas, os trabalhadores que realmente acreditam na força que o sindicato têm, que confiam no trabalho que aqui é realizado. Diante disso, vamos continuar atendendo os não filiados para informações, problemas de pagamento, cobrança de cálculos de rescisões erradas, falta de registro na CTPS, o não cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho entre outras questões que corriqueiramente aparecem no sindicato, mas cobraremos uma taxa sempre que eles necessitarem de nossos serviços”, informa.

Sintrivest orienta trabalhadores e trabalhadoras sobre importância da vacina contra Covid-19

Teve início nesta semana em Brusque, a vacinação dos trabalhadores das indústrias, a partir dos 18 anos, contra a Covid-19. O momento é de extrema relevância para todas as pessoas que atuam nas indústrias da cidade, conforme comenta a presidente do Sintrivest, Marli Leandro. “Gostaríamos de reforçar e orientar todos os trabalhadores e trabalhadoras a tomarem a vacina. Sem dúvida, a inclusão dos profissionais das indústrias nos grupos prioritários é muito importante, mas é preciso que cada um faça a sua parte, que procure fazer o agendamento e se imunizar nos devidos locais de vacinação. Tomar a vacina é um ato de proteção contra o mal que esse vírus vem causando em todo o mundo, e também uma forma dos trabalhadores protegerem as suas famílias”, reforça.

A presidente do sindicato enfatiza ainda que com a vacinação do maior número de pessoas, é possível retomar atividades que por enquanto, permanecem proibidas, por conta do risco de proliferação da doença. “Quanto mais pessoas imunizadas, aos poucos, voltaremos à normalidade”, reforça.

Segundo Marli, nos últimos meses o Sintrivest acompanha a questão das vacinas no país, especialmente na cidade de Brusque e região, e sempre cobrou a vacinação dos trabalhadores, que permanecem em suas atividades, com perseverança e disposição, a fim de darem sua contribuição para o país. “Já no mês de janeiro alertamos sobre a questão da vacina aos trabalhadores. Infelizmente a vacinação não avançou como esperávamos, porém, o momento agora é de buscar a imunização. Existe a preocupação recorrente com a economia, que não pode parar, com as indústrias que precisam girar e aumentar suas produções, com o comércio que precisa estar aquecido, mas para que tudo isto ocorra, é necessário ter uma população imunizada e saudável; trabalhadores vacinados contra a Covid-19, já que são eles a força trabalhadora que move o país, que produz a diversidade dos itens e produtos do Brasil. Esperamos que a vacina chegue para todos, sem demora, para que possamos trabalhar em segurança e protegidos”, complementa.

O agendamento da vacinação contra a Covid-19 em Brusque está disponível no site https://agendamentos.smsbrusque.sc.gov.br/.

 

 

Sintrivest convoca trabalhadores e trabalhadoras para Assembleia que dará início à Campanha Salarial 2021/2022

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest) convoca os trabalhadores e trabalhadoras da categoria a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, referente a Campanha Salarial 2021/2022, que será realizada no dia 20 de julho.

A reunião acontecerá em dois horários, às 9 horas e às 18 horas, a fim de garantir uma maior participação dos trabalhadores e trabalhadoras. Na pauta dos trabalhos estão:

  • Discussão e Aprovação do Rol de Reivindicações para a Campanha Salarial 2021/2022;
  • Discussão e Aprovação acerca do desconto da Contribuição Confederativa e/ou Taxa Negocial.

A assembleia será realizada na sede do sindicato em Brusque, localizada na Avenida Arno Carlos Gracher, 323. Vale lembrar que serão tomadas todas as medidas de proteção para a realização do encontro, tais como: distanciamento social, disponibilização de álcool gel e uso de máscaras.

Sintrivest entrega presentes aos Aniversariante dos Meses de abril e maio

Sandra Regina Klann e Janderson Schweigert foram os aniversariantes dos meses de abril e maio, sorteados através da Campanha Aniversariantes do Mês, realizada pelo Sintrivest. A proposta visa sortear todos os meses, dentre os sócios e sócias aniversariantes, uma pessoa, que ganhará um presente do sindicato. O objetivo da campanha é aproximar ainda mais os associados e associadas do Sintrivest, além de comemorar com eles esta data tão significativa.

Sandra é aniversariante do dia 11 de abril, data em que comemorou 39 anos. Trabalhadora da categoria do vestuário desde 2007, Sandra atua na empresa Warusky. Para ela, ser associada ao Sintrivest é muito importante, tanto na questão dos benefícios sociais, quanto na defesa dos trabalhadores. “Eu utilizo muito os serviços do sindicato, médicos, reembolsos, para mim e para meu filho e vejo como essencial. O Sintrivest é sempre muito solícito àquilo que. Sobre a Campanha dos Aniversariantes, é uma iniciativa bem interessante, um motivo a mais para estar aqui no sindicato, sempre tão atencioso”, revela.

Aniversariante do dia 1º de maio, Janderson completou 34 anos e está na categoria desde 2004. Ele atua na empresa Criacor Estamparia e ao visitar o Sintrivest, avaliou a Campanha dos Aniversariantes de forma muito positiva, sendo mais uma forma de motivar as pessoas  a participarem do sindicato. Janderson também comentou com satisfação sobre os benefícios em ser associado e sobre os serviços disponíveis na área da saúde aos sócios e seus dependentes.

Para participar da campanha Aniversariante do Mês é necessário ser associado ao Sintrivest e estar com a mensalidade em dia.

Filie-se ao sindicato! Não fique só, fique sócio do Sintrivest!

 

Sintrivest opina sobre lei que determina afastamento de gestantes de atividades profissionais presenciais

De acordo com o sindicato, empresa pode optar pela suspensão do contrato de trabalho e pagar a diferença como complemento da remuneração da trabalhadora, caso não haja formas de ela exercer a atividade profissional em domicílio

No dia 13 de maio entrou em vigor a Lei nº 14.151, que determina o afastamento de todas as gestantes de suas atividades profissionais presenciais. A medida tem em consideração o estado de emergência de saúde pública, diante da pandemia da Covid-19. Diante disso, diversas dúvidas surgiram e são alvo de questionamentos constantes por parte das trabalhadoras. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba, Marli Leandro, a lei surpreendeu até mesmo os sindicatos laborais, visto que até então só havia uma recomendação do Ministério Público do Trabalho para o afastamento das gestantes. “A Lei 14.151 é bem simples, tem apenas dois artigos, mas está gerando muitas dúvidas entre as trabalhadoras. Agora não é mais opcional o afastamento por parte das empresas, e sim obrigatório, ou seja, todas as gestantes precisam ser afastadas de suas atividades presenciais, enquanto estivermos na emergência de saúde pública”, ressalta.

Segundo Marli, o afastamento da trabalhadora é a qualquer tempo de sua idade gestacional. Além disso, a lei é clara quanto à remuneração, que não pode ser alterada. “É importante ficar bem claro que as gestantes não poderão ter prejuízo em sua remuneração, e, conforme a Lei, elas ficarão à disposição da empresa para exercer as atividades em seus domicílios, ou por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho à distância.  Quando não há essa possibilidade de trabalho remoto ou a domicílio, ela deve permanecer afastada igualmente, sem perda de sua remuneração”, enfatiza.

A presidente do Sintrivest comenta ainda que estão em vigor as Medidas Provisórias 1.045 e 1.046. A MP 1.046 trata da questão da antecipação de férias, feriados e outras situações, e a MP 1.045 trata da questão da redução da jornada e salário e da suspensão do contrato de trabalho. “No nosso entendimento e de nossa assessoria jurídica, é possível, nesse período enquanto estiver em vigor a MP 1.045, a empresa optar pela suspensão do contrato de trabalho da gestante. Neste caso, a trabalhadora vai receber do governo, pela tabela do seguro desemprego e terá uma perda de sua remuneração, logo, a empresa deverá complementar o salário da trabalhadora, cumprindo o que determina a Lei 14.151. Esta lei não é uma opção, ela obriga o afastamento das gestantes de suas atividades presenciais. Esta é a orientação que estamos dando a todas as empresas e às trabalhadoras”, complementa Marli.

Bate-Papo com a Presidente reúne profissionais no Dia da Costureira

Encontro promovido pelo Sintrivest homenageou nove costureiras e trouxe ao debate diversos assuntos de interesse da classe trabalhadora

A tarde de terça-feira, 25 de maio, ficou marcada pela realização do 1º Bate-Papo com a Presidente. Na oportunidade, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest), Marli Leandro, recebeu nove costureiras associadas, a fim de homenageá-las pela passagem do seu dia e também para debater diversos assuntos de interesse da classe trabalhadora. “A data 25 de maio celebra o Dia da Costureira e de forma simbólica o sindicato reuniu, através de sorteio, nove de nossas associadas, para este bate-papo, momento que queremos repetir a cada mês, oportunizando a participação de nossos associados e associadas”, explica Marli.

Durante o encontro, a presidente do Sintrivest enalteceu a importância das costureiras e costureiros para o mundo, para o mercado da moda, e relembrou a iniciativa do sindicato na realização do Desfile das Costureiras, cuja primeira edição aconteceu em maio de 2010. No ano passado e também agora em 2021, em razão da pandemia da Covid-19, o evento não pode ser realizado. “Para o nosso setor o Dia da Costureira e do Costureiro é uma data muito especial, que gostamos de reverenciar diante da importância que esses profissionais têm para toda nossa cidade e região. Não poderíamos deixar esta data passar em branco, então, de forma simbólica, comemoramos o dia de hoje com algumas costureiras e externamos nossos parabéns a todos os profissionais”, frisou.

Entre os assuntos abordados no Bate-Papo estiveram a pandemia da Covid-19, as dificuldades enfrentadas pelas trabalhadoras, a suspensão ou redução da jornada de trabalho em 2020, a retomada da produção e as expectativas das profissionais quanto à profissão.

As participantes também compartilharam suas histórias de vida e de trabalho, o que as motivou a ingressar na profissão de costureira e os maiores desafios. A questão da baixa valorização e reconhecimento profissional foram pontos trazidos por unanimidade entre as participantes. Apesar disso, elas permanecem firmes no caminho que decidiram traçar e levam o tema como uma luta constante.

Adriana de Souza Quaiato é costureira há 30 anos e contou com orgulho que aprendeu a profissão com a mãe, que por sua vez aprendeu com sua avó. Três décadas junto à máquina de costura teceram histórias de muita luta na vida da costureira, que no ano passado conseguiu se aposentar. Hoje, ela ainda costura com a mãe, e acredita que costurar é uma forma de arte.

Sinéia Molmestet é costureira há 26 anos. Natural de Vidal Ramos, ela cresceu na lavoura de fumo, atividade principal de seus pais, que depois de muitos anos nessa luta, se mudaram para Brusque. Na mudança, Sinéia veio junto e aprendeu a costurar em uma facção perto de sua casa, onde atuou por três anos. Depois disso, foi contratada pela empresa na qual trabalha até hoje, há mais de 20 anos. “Eu gosto de costurar, é a minha profissão e me sinto muito bem e feliz pelo meu trabalho”, comentou.

O encontro serviu ainda para demonstrar a esperança de todas as trabalhadoras associadas, por dias melhores, com mais saúde e mais valorização da profissão. “Foi um momento de muita satisfação para nós, em que conversamos, trocamos ideias e refletimos sobre a profissão. As costureiras e costureiros são muito importantes para o mundo e queremos que os profissionais se valorizem e tenham orgulho de seu trabalho”, complementa a presidente do Sintrivest.

 

 

Campanha Aniversariante do Mês faz entrega dos presentes aos associados sorteados

O Sintrivest deu início a partir da assembleia realizada no dia 24 de abril, à campanha Aniversariante do Mês. A proposta visa sortear todos os meses, dentre os sócios e sócias aniversariantes, uma pessoa, que ganhará um presente do sindicato. O objetivo da campanha é aproximar ainda mais os associados e associadas do Sintrivest, além de comemorar com eles esta data tão significativa.

Durante a assembleia, foram sorteados os associados dos meses de janeiro, fevereiro e março: Letícia Tamasia, da Marrone Confecções; Eloani Rodrigues dos Santos, da Brulini Confecções; e Andressa Tarter Mafra, da S M M de Barros, da respectivamente, foram as sortudas.

A associada Letícia Tamasia foi a primeira a ser sorteada na campanha. Ela é aniversariante do dia 6 de janeiro e atua na empresa Marroni Confecções Ltda. Na categoria vestuarista desde 2008, Letícia achou muito interessante as novidades divulgadas pelo Sintrivest, como a campanha Aniversariante do Mês e o Café com a Presidente. “Estamos conseguindo interagir e estar mais por dentro de tudo o que acontece no sindicato e isso é muito bom. Essa aproximação faz com que a gente conheça ainda mais sobre nossos direitos e benefícios”, revela.

A associada Eloani Rodrigues dos Santos é a aniversariante do dia 10 de fevereiro. Ela está na categoria do vestuário desde 2011 e atua na empresa Brulini Ind. Com. Confecções. Ela avalia a campanha Aniversariante do Mês de forma muito positiva. “É uma iniciativa muito legal, estou muito feliz, principalmente em ter sido sorteada dentre tantas pessoas”.

Do mês de março, a aniversariante sorteada foi Andressa Tarter Mafra, que comemora a troca de idade a cada dia 29. A associada atua na empresa S M M de Barros e passou a integrar a categoria vestuarista em 2020, antes trabalhava na categoria têxtil. “Achei essa proposta muito boa, foi bem legal eu receber uma ligação dizendo que eu ganhei um prêmio. Fiquei bem surpresa com a recepção e com o carinho das pessoas do sindicato comigo, enquanto associada”, complementa.

Para participar da campanha Aniversariante do Mês é necessário ser associado ao Sintrivest e estar com a mensalidade em dia.

Filie-se ao sindicato! Não fique só, fique sócio do Sintrivest!

 

 

Dia do Trabalhador e da Trabalhadora

Neste ano, nos unimos à campanha do Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque por um 1º de Maio pela Vida, pela Democracia, pelo Emprego e pela Vacina para Todos!

​Enfrentamos o ano de 2020 em plena pandemia da Covid-19 e chegamos a 2021 vivendo os mesmos desafios. Nossa luta é por melhores condições de trabalho e de qualidade de vida a todos os trabalhadores e trabalhadoras.

​Desta forma, nossa bandeira sempre será a vida, a democracia o emprego e agora, a vacina contra a Covid-19 para toda a classe trabalhadora.

Sintrivest realiza assembleia geral ordinária e apresenta novas ações e projetos para 2021

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário, Bordados, Couro, Calçados e Similares de Brusque e Guabiruba (Sintrivest) realizou na tarde de sábado, 24 de abril a assembleia geral ordinária. Na oportunidade integrantes da diretoria, associados e associadas do sindicato estiveram presentes na sede da entidade para análise, discussão e aprovação da Prestação de Contas relativas aos exercícios 2019 e 2020, onde também acompanharam a apresentação de novas ações e projetos do sindicato previstos para 2021.

Na oportunidade foram realizados todos os cuidados de prevenção contra a Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e distanciamento.

Durante a assembleia a Prestação de Contas relativas aos exercícios 2019 e 2020 foram aprovadas por unanimidade. As prestações se referem aos anos anteriores já que em 2020 não foi possível a realização de assembleias por conta da pandemia.

 

Benefícios

Durante o evento foram ainda apresentados alguns ajustes nos benefícios e atendimentos oferecidos pelo sindicato aos seus associados, além dos novos benefícios disponíveis a partir deste ano, entre eles a expansão das especialidades médicas oferecidas, como oftalmologia e cardiologia. “Mesmo com os impactos da pandemia desde o ano passado, nenhum benefício foi cortado, ou seja: o sindicato manteve todos eles, entretanto optamos em ajustar alguns, para conseguir manter esses importantes serviços oferecidos da melhor forma aos nossos associados”, pontuou a presidente do Sintrivest, Marli Leandro.

Outro item da pauta foi o reajuste no valor da mensalidade sindical, que passa a ser de R$ 60,00 aos trabalhadores associados e de R$ 75,00 para os autônomos (aumento de R$ 4 e R$ 5, respectivamente), a partir do mês de maio. “Sabemos que houve um aumento em diversos setores econômicos, como alimentação, combustíveis, entre outros, enquanto muitos salários não tiveram aumento. Assim, não poderíamos repassar um valor alto nas mensalidades, mas o reajuste era necessário, para darmos continuidade em tudo o que disponibilizamos aos associados e seus familiares”, completa a presidente.

 

Novidades

Em seguida os associados puderam acompanhar a nova campanha de filiação do sindicato, intitulada ‘Não fique só, fique sócio do Sintrivest’, que tem como objetivo ampliar o número de sócios e reforçar a importância dos trabalhadores em serem filiados a entidade, que representa e luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. “O objetivo é fazermos essa campanha nas empresas, pois hoje o sindicato oferece uma gama muito grande de benefícios, sendo uma ajuda muito importante aos trabalhadores, tanto na parte social como na de saúde, além é claro da questão dos diretos trabalhistas. E assim queremos ampliar ainda mais o número de trabalhadores contemplados”, declarou a presidente.

Por fim, também foi apresentada a nova campanha ‘Aniversariante do Mês’, voltada aos associados. A partir de agora o Sintrivest irá sortear todos os meses, dentre os sócios aniversariantes, uma pessoa, que ganhará um presente do sindicato.  Na oportunidade foram feitos os sorteios dos aniversariante dos meses de janeiro, fevereiro e março, sendo sorteadas as associadas: Letícia Tamasia, da Marrone Confecções; Eloani Rodrigues dos Santos, da Brulini Confecções; e Andressa Tarter Mafra, respectivamente.

Outra novidade é o ‘Café com a Presidente’, um bate-papo mensal que será realizado na sede do sindicato, para tratar de assuntos e interesses dos trabalhadores. “A ideia é conversar, ouvir críticas, sugestões, melhorias, enfim, uma forma de nos aproximarmos dos nossos associados, com todos os cuidados e sem aglomeração”, reforça Marli. O primeiro deles acontece no dia 12 de maio, quarta-feira. O evento terá vagas limitadas, por conta da pandemia. Interessados em participar do café podem fazer sua inscrição através do nosso telefone (47) 3351-1373.

“Foi uma assembleia com muitos assuntos em pauta, todos muito importantes para os associados e para o sindicato. Tivemos um público mais restrito, mas foi muito válida a participação, já que esta é uma forma de os nossos associados estarem por dentro dos assuntos da entidade. A partir de agora vamos dar andamento a todos os projetos e ideias apresentados na assembleia”, completou Marli.