Marli Leandro assume a coordenação do Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e Região

O Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e Região realizou no último dia  1º de dezembro a posse de sua nova Coordenação. Na oportunidade Marli Leandro, atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sintrivest) assumiu o cargo de coordenadora do Fórum, que tem como secretário Joel Soares Bueno, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brusque Região (SEEB). Marli é a primeira mulher a ocupar o cargo de coordenadora no Fórum.

Desafios
Na oportunidade Marli agradeceu pela confiança e indicação do grupo ao cargo, bem como pelo trabalho realizado por Isaías Vechi, que esteve na Coordenação nos últimos dois anos. “É um orgulho e também uma responsabilidade grande estar à frente do Fórum, já que agregamos milhares de trabalhadores e trabalhadoras de Brusque e Região. Ao mesmo tempo temos um grupo muito unido, que contribui com ideias e ações para serem desenvolvidas em conjunto, o que nos dá ainda mais força e motivação”, comentou.
Entre os objetivos da próxima coordenação está a retomada de algumas ações para o próximo ano, em especial as que não foram realizadas por conta da pandemia. “Vou me dedicar para bem representar o Fórum e todas as entidades sindicais, bem como todos os trabalhadores e trabalhadoras que agregam as categorias que fazem parte do Fórum”, pontua Marli.

União
Durante o encontro, que contou com a participação de representantes dos 12 sindicatos que integram o grupo, o ex-coordenador, Isaías Vechi agradeceu a oportunidade de ter representando o grupo nos últimos dois anos, bem como falou sobre os desafios enfrentados, em especial por conta da pandemia da Covid-19. “A pandemia não nos permitiu realizar muitas ações, como seminários que já estavam acertados e que seriam feitos em Brusque, não só para os integrantes do Fórum, mas também aberto à população, com um promotor de justiça, e um especialista em Previdência, inclusive. Poucas coisas foram realizadas por conta da pandemia, neste período, mas independente disso, nos unimos muito, e resolvemos de forma coletiva algumas demandas dos sindicatos. Também tivemos uma Sabatina com os candidatos ao cargo de prefeito de Brusque e de Guabiruba, onde também realizamos transmissões ao vivo pela internet, o que teve uma grande audiência e participação do público. Com certeza o mais importante desse período e de toda a trajetória do Fórum é a união e a amizade entre os integrantes. Agradeço a todos pela confiança e apoio e desejo muito sucesso à Marli nesta nova fase”, ressaltou.
Após a posse, foi realizada a confraternização de final de ano do Fórum.

Saiba mais
Além de discutir assuntos ligados diretamente à atuação das 12 entidades que formam o Fórum, o grupo também discute temas de interesse da comunidade em geral, como saúde, segurança pública e infraestrutura também integram as discussões.
Atualmente, integram o Fórum as seguintes entidades sindicais de trabalhadores com sede em Brusque, Santa Catarina: Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos (SINTIMMMEB); Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Malharia, Tinturaria, Tecelagem e Assemelhados de Brusque (Sintrafite); Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb); Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras nas Indústrias de Material Plástico, Plásticos Descartáveis e Flexíveis, Químicas, Farmacêuticas e de Borracha de Brusque e Região (Sintiplasqui); Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sintrivest); Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustível, Comércio de Derivados de Petróleo, Energias Alternativas, Borracharias, Lojas de Conveniência, Armazenamento e Distribuição de Gás de Cozinha, Veicular e Industrial, Líquidos Inflamáveis e Combustíveis de Brusque (Sintrapoc); Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brusque e Região (Sinseb); Sindicato dos Empregados no Comércio de Brusque (Seec Brusque); Sindicato dos Mestres, Contramestres, Técnicos Têxteis, Pessoal de Escritório, Ocupantes de Cargos de Chefia nas Indústrias de Fiação, Malharia, Tinturaria, Tecelagem e Assemelhados de Brusque e Região (Sindmestre); Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas em Brusque (Sindnapi); Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brusque Região (SEEB); e Sindicato dos Empregados em Hotéis, Restaurante, Bares e Similares, Turismo e Hospitalidade de Brusque e Região (Sethobru).

Sintrivest Brusque orienta trabalhadores sobre pagamento do 13º salário e férias

O período de final de ano sempre gera dúvidas relacionadas ao pagamento de férias e 13º salário. Desta forma, com o objetivo de orientar e esclarecer da melhor forma as questões a respeito do tema, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sintrivest) orienta os trabalhadores e trabalhadoras que atuam no segmento com algumas orientações e recomendações.
De acordo com a presidente do Sintrivest, Marli Leandro, a legislação prevê que o pagamento do 13º salário seja feito em duas parcelas, sendo que a primeira delas deve ser paga até o dia 30 de novembro, nesta terça-feira, e a segunda parcela, até dia 20 de dezembro. “Na primeira, não há nenhum desconto, nem o da Previdência. Na segunda parcela, são feitos os descontos do INSS e também do valor da mensalidade para associados”, esclarece.

Férias
Já em relação às férias, segundo Marli, algumas alterações foram feitas a partir da Lei nº 13.467, de 2017. Assim, desde que haja concordância dos empregados, as férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a 14 dias corridos, e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos cada um. A determinação está prevista no Artigo 134 da CLT, com algumas alterações.
Outra alteração, no parágrafo 3º deste mesmo artigo, veda o início das férias no período que antecede feriados ou dia de repouso semanal remunerado. “Esta também é uma dúvida comum neste período de final de ano, por conta da concessão das férias, já que em nossa região é comum as empresas concederam as férias coletivas no final de ano. Como em 2021 o Natal será em um sábado, 25 de dezembro, o último dia de trabalho deste ano deverá ser 21 de dezembro, como a legislação prevê”, explica.
Assim, a orientação do Sintrivest para este ano é que as férias coletivas ou individuais iniciem no dia 20, 21 ou 22 de dezembro, ou somente após o Natal, a partir do dia 27 de dezembro, uma segunda-feira. Mais informações: (47) 3351-1373.

Sintrivest elege nova diretoria

Com a aprovação expressiva de mais de 95% dos associados vestuaristas que votaram, Marli Leandro foi reconduzida ao cargo de presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sintrivest). A eleição aconteceu nesta terça-feira, 23 de novembro, das 7h às 18h, e contou com a renovação de integrantes da Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados Representantes junto à Federação, efetivos e suplentes. “Experiência e Renovação” era o nome da chapa única inscrita no pleito, que assumirá a Gestão 2022/2027.
“O sentimento é de felicidade e de gratidão a Deus, por me permitir estar bem neste momento que estamos atravessando. Agradeço também aos associados que votaram, a toda equipe que participa da chapa e a receptividade por parte das empresas, que acolheu as equipes das mesas coletoras, organizou os espaços e liberou os associados e associadas para o voto”, afirma Marli.
O apoio da classe vestuarista chega em meio à pandemia da Covid-19, que já se configura como o momento mais difícil da história do Sintrivest, nestas quase quatro décadas de sua fundação. “Foram dois anos sem reunir os trabalhadores ou entregar materiais informativos nas empresas. Por isso, alcançar este resultado nos fortalece mais, nos dá energia para continuar o trabalho com mais garra e entusiasmo”, detalha Marli.
A chapa única ainda é formada pela vice-presidente, Ana Pereira Till; a secretária geral, Luana Cintia Toniolo; o tesoureiro geral, José Gilson Cardoso; o secretário de Formação Sindical e Negociação Coletiva, Jairo Rosa; a secretária da Mulher e Juventude, Helen F. dos Santos; e a secretária da Saúde do Trabalhador, Veronice Signori Imhof.
“Esperamos retomar alguns eventos e manter um contato mais direto com os trabalhadores nas empresas. Nos colocamos sempre à disposição para ouvir e melhorar o que for possível, garantindo mais qualidade de vida à classe que representamos”, ressalta a presidente eleita.

Mais de 95% dos associados (as) vestuaristas que votaram, escolheram a recondução de Marli Leandro ao cargo de presidente do Sindicato

Saúde como bandeira
O tesoureiro eleito para a Gestão 2022/2027, José Gilson Cardoso, destaca o compromisso de ampliar a assistência na área da saúde. “A pandemia causou danos irreparáveis em muitas famílias. Alguns trabalhadores perderam o emprego, outros perderam a vida. Nós atravessamos este momento juntos. Diminuímos a mensalidade num determinado período, mas continuamos com o atendimento médico e odontológico. Não deixamos de fazer a atividade social e esperamos ampliar nossa área da saúde para vencer a pandemia com o menor dano possível”, pontua Gilson.
Segundo ele, a própria eleição da entidade precisou ser protelada ao máximo, vislumbrando um processo mais seguro, acessível, transparente e participativo. “Enquanto isso, trabalhamos na defesa da categoria e conseguimos evoluir na Convenção Coletiva, em valor de salário e no percentual de reajuste”, atesta.

Transparência
O presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Santa Catarina (Fetiesc), Idemar Martini, coordenou o processo eleitoral da nova presidência do Sintrivest. Ao todo, mais de 50 pessoas estiveram envolvidas neste movimento, que contou com duas urnas fixas, na sede (Brusque) e subsede (Guabiruba) da entidade, e outras 15 urnas de votação itinerantes, percorrendo as empresas do município e região.
Por volta das 18h, outra equipe se reuniu no auditório do Sintrivest para a contagem das cédulas. Entre os 3114 trabalhadores aptos para votar, compareceram às urnas 2.282 pessoas, que representam mais de 73% dos associados. Foram, então, 2.174 votos favoráveis, 106 votos nulos e dois votos em branco.
“O resultado comprova a eficiência da presidente e de sua diretoria, com um percentual altíssimo de aprovação. Foi um processo normal e democrático, que respeitou as orientações de saúde e segurança”, observa Martini.

Propostas da Chapa “Experiência e Renovação”:

– Atuar na luta pela igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e pela qualidade de vida da classe trabalhadora, sem discriminação;
– Lutar para manter e ampliar as conquistas na Convenção Coletiva de Trabalho;
– Lutar pelo combate às doenças profissionais, como também pelo combate ao assédio moral nas relações de trabalho e pelo fim da violência contra a mulher;
– Garantir a manutenção de todos os benefícios oferecidos aos associados e associadas e buscar ampliar ainda mais, com novos convênios e parcerias;
– Promover cursos, debates e seminários nas áreas trabalhista e previdenciária com o objetivo de ampliar conhecimento aos associados (as);
-Realizar atividades culturais e recreativas com a categoria e seus familiares;
-Continuar engajado nas lutas estaduais e nacionais em prol dos trabalhadores;
-Dar continuidade ao trabalho desenvolvido na gestão anterior.

Conheça a nova diretoria do Sintrivest:

Presidente: Marli Leandro
Vice Presidente: Ana Pereira Till
Secretária Geral: Luana Cintia Toniolo
Tesoureiro Geral: José Gilson Cardoso
Secretário de Formação Sindical e Negociação Coletiva: Jairo Rosa
Secretária da Mulher e Juventude: Helen F. dos Santos
Secretário da Saúde do Trabalhador: Veronice Signori Imhof

-Suplentes da Diretoria:
Alice Regina Cadore
Alex Cesari
Ana Paula Reis de Jesus da Silva
Andreia de Pinho
Guilherme Osmar Zirke
Maria Cristina Rodrigues dos Santos
Rosemeri Marques

-Conselho Fiscal Efetivo:
Cleusa Antunes da Rosa
Elaine Cristina da Costa
Jackson Klabunde

-Conselho Fiscal Suplentes:
Arnoldo Nicoletti
Ivanete Teresinha de Oliveira
Michele Lucena dos Santos Bertoldi

-Delegados Representantes Junto à Federação Efetivos:
Marli Leandro
José Gilson Cardoso

-Delegados Representantes junto à Federação Suplentes:
Rosemari Fantini
Patricia Selzler Dias

Sintrivest reúne mulheres em evento alusivo ao Outubro Rosa

Palestra “Câncer de Mama: autocuidado e prevenção”, foi apresentado pela médica Dra. Marina Zendron

Com o objetivo de reforçar a campanha do Outubro Rosa e falar sobre a importância dos cuidados e da prevenção do Câncer de Mama, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest) promoveu na tarde do sábado, 16 de outubro, o tradicional evento alusivo à campanha. Respeitando todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19, cerca de 40 mulheres estiveram presentes na retomada do evento que em 2020 não pode ser realizado por conta da pandemia.

Na oportunidade, a médica ginecologista Dra. Marina Zendron apresentou ao público a palestra “Câncer de Mama: autocuidado e prevenção”, e trouxe dados, os principais fatores de risco, informações e orientações às mulheres sobre diversos cuidados e hábitos que devem ser adotados e que podem contribuir para prevenir a incidência da doença, bem como diagnosticar de forma precoce este tipo de câncer, considerado mais comum entre as mulheres do mundo e do Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

“É muito importante as mulheres terem essa conscientização, por exemplo, em fazer a mamografia após os 40 anos. Sempre reforço isso com as pacientes porque muitas ainda têm medo desse exame, que é muito importante na prevenção dessa doença”, detalhou.

Ao longo da palestra, a médica também reforçou a importância sobre os cuidados da saúde da mulher de forma integrada, como a importância do equilíbrio hormonal; do sono regular; do controle do estresse; da vida social; da prática regular de atividades físicas; e da alimentação saudável. “É um conjunto de hábitos extremamente importantes e realmente fazem diferença na questão de toda a saúde da mulher, e principalmente na prevenção do câncer de mama. Por exemplo: a prática de atividades físicas de forma regular, pelo menos 30 minutos por dia, como uma caminhada. Além disso, a alimentação mais saudável, priorizando o consumo de legumes, saladas, frutas, evitar os alimentos industrializados e principalmente os açucarados. Foi uma grande satisfação estar aqui, pois sempre gostei muito de poder informar e educar as mulheres e em especial poder resgatar esses encontros presenciais, com todos os cuidados”, completou.

Ao final, as mulheres tiraram diversas dúvidas em um bate-papo com a especialista e, na sequência, aproveitaram um coquetel oferecido pelo sindicato às participantes.

 

Objetivo alcançado

Para a presidente do Sintrivest, Marli Leandro, o evento cumpriu com seu papel, em levar orientações, informações e principalmente a conscientização sobre o autocuidado e a importância da prevenção em relação ao câncer de mama. “Ficamos muito felizes com a retomada deste evento, que faz parte do calendário do sindicato. A palestra da Dra. Marina foi fantástica, com várias dicas que as mulheres aqui presentes podem levar para o seu dia a dia, para melhorar a sua qualidade de vida, para se cuidar e se preservar. E esse é o objetivo da campanha do Outubro Rosa e o do sindicato também, em realizar eventos que possam proporcionar algo mais na vida das pessoas, na vida principalmente das mulheres já que essa campanha é voltada para elas. Que possamos voltar a nos encontrar muitas e muitas vezes, levando orientação e informação para o maior número de pessoas”, completou.

Entre as participantes do evento estava a costureira Marlete Brand Floriani. Ela, que sempre participa dos eventos promovidos pelo sindicato, considerou muito válida a palestra e o encontro presencial. “Foi muito bom, e acredito que precisamos ouvir essas informações e orientações sempre, pois nos estimula muito a nos olharmos mais. Foi um evento que sentimos falta em 2020 e ficamos felizes em poder voltar e participar novamente”, comentou.

Da mesma forma, a também costureira Rosania R. Correia aproveitou a tarde de sábado para ouvir as orientações do Outubro Rosa. “É a segunda vez que participo de um evento do sindicato e tudo o que ouvimos aqui foi muito bom, para nos orientar e alertar. Sem dúvida vou buscar adotar alguns hábitos citados aqui para minha qualidade de vida e, com certeza, sempre que puder estarei presente em eventos assim”, avaliou.

 

Trabalhadores vestuaristas terão reajuste salarial de 10,42%. Piso efetivo da categoria teve reajuste de 12,41%, um aumento real de quase 2%

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest) reuniu trabalhadores e trabalhadoras da categoria na noite de quarta-feira, 22 de setembro, em assembleia extraordinária, com o objetivo de discutir a proposta de reajuste salarial e renovação da Convenção Coletiva de Trabalho.

Iniciada no mês de julho, com a retirada de pauta e aprovação do rol de reivindicações, a Campanha Salarial 2021-2022 do Sintrivest chegou ao fim no mês da data-base da categoria, com a aprovação unânime dos trabalhadores presentes na assembleia. Desta forma, todos os trabalhadores e trabalhadoras contratados até 31 de agosto de 2021 e com salários acima do piso, receberão 10,42% de reajuste na folha de pagamento referente a setembro. O percentual de reposição salarial foi definido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos últimos 12 meses.

Receberam reajustes também o piso inicial da categoria, que de 1.287,00 passa a ser R$ 1.422,00; e o piso efetivo (após três meses de trabalho) passou de R$ 1.370,00 para R$ 1.540,00.

Os valores de Auxílio Creche e Auxílio Medicamentos que permaneceram congelados em 2020, passaram de R$ 73 e R$ 198,00 para R$ 85,00 e 205,00, respectivamente. Além disso, todas as 33 cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho foram renovadas.

Durante a assembleia, a presidente do Sintrivest, Marli Leandro e o tesoureiro do sindicato, José Gilson Cardoso, explicaram sobre as rodadas de negociações realizadas com o sindicato patronal e os pleitos apresentados pela categoria na busca por melhores condições de trabalho e salários. Gilson enfatizou a necessidade premente dos trabalhadores e trabalhadoras estarem unidos ao sindicato, a fim de tornar o órgão mais forte e representativo. “A participação de vocês no sindicato, nas assembleias, momento em que são chamados para a tomada de decisão, fará diferença nas negociações realizadas a cada ano”, ressaltou Gilson.

Os trabalhadores também puderam esclarecer dúvidas, expor opiniões e também sugestões durante o encontro. “É um momento importante para a categoria e sempre muito esperado, porque ter uma melhor remuneração significa ter mais qualidade de vida, então esta é também um pouco da nossa luta no movimento sindical. Claro que estamos em uma situação bem complicada no Brasil com relação à inflação, que disparou de um ano para cá. Comparando com o que negociamos no ano passado, há um crescimento inflacionário que não acompanha a questão dos salários. Alguns itens aumentam muito mais do que a inflação divulga, então a gente percebeu pelo depoimento dos trabalhadores que aqui estiveram, a situação delicada que muitos se encontram nesse momento. E isso acaba refletindo de forma geral na vida das pessoas, das famílias, porque faz parte do dia a dia delas o reajuste do alimento, da energia elétrica, do combustível, do gás de cozinha e a gente acaba perdendo poder de compra se não temos um aumento real no salário. Esse foi um pouco do debate que fizemos e da necessidade de avançarmos. Nos últimos anos viemos empatando, ou seja, sem avanços de ganho real. Porém, no Piso Efetivo tivemos aumento real de salário, com percentual de 12,41%, ou seja, 1,99% a mais que o INPC”, comentou Marli.

A presidente do Sintrivest disse ainda que as categorias, de forma geral, não têm conseguido avançar em novas cláusulas nos últimos anos, conseguindo a renovação do que já tem na Convenção coletiva e os reajustes na questão econômica, de salários e benefícios.

 

Trâmites

A partir da aprovação em assembleia, ambos os sindicatos, Sintrivest e patronal, assinarão a Convenção Coletiva de Trabalho, com os devidos percentuais de reajuste, ainda esta semana. Além disso, o Sintrivest encaminhará comunicado às empresas e contabilidades, informando sobre os reajustes e os novos valores acordados. “A Convenção Coletiva, a partir do momento em que é assinada pelos dois sindicatos, tem força de lei, ou seja, as empresas devem seguir o que ela determina. Os trabalhadores precisam estar atentos aos benefícios que têm e que constam na Convenção, que pode ser consultada no site do Sintrivest. E se, por ventura tiver alguma empresa que não esteja cumprindo a Convenção, o trabalhador pode procurar o sindicato, que nós faremos os contatos necessários, exigindo o cumprimento da Convenção”, complementou a presidente do Sintrivest.

 

 

Campanha Salarial 2021/2022: Sintrivest convoca trabalhadores e trabalhadoras para análise da proposta patronal

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest) convoca os trabalhadores e trabalhadoras da categoria, para assembleia extraordinária na próxima quarta-feira, 22 de setembro, a fim de dar sequência à Campanha Salarial 2021/2022 iniciada no mês de julho. O encontro será realizado em dois horários, às 9 horas e às 18 horas, na sede do sindicato, a fim de possibilitar a participação de um número maior de trabalhadores. Na pauta dos trabalhos está a proposta patronal de reajuste salarial e renovação da Convenção Coletiva de Trabalho.

De acordo com a presidente do Sintrivest, Marli Leandro, esta semana foi realizada uma rodada de negociações com o sindicato patronal, que apresentou uma contraproposta ao Rol de Reivindicações apresentado pelos trabalhadores. “Agora, com esta contraproposta, estamos convocando os trabalhadores e trabalhadoras para uma assembleia, a fim de definir então pela aprovação ou não da proposta patronal. É uma assembleia bastante importante, onde renovamos a convenção atual, os benefícios e cláusulas, e também analisamos a proposta de reajuste de salário. Sabemos que os trabalhadores esperam esse momento do reajuste, onde se recompõe aquilo que se teve de perda nos últimos 12 meses. Por isso, é de fundamental importância a participação de todos os trabalhadores e trabalhadoras”, ressalta.

 

Serviço

Campanha Salarial 2021/2022 Sintrivest

Assembleia Extraordinária

Dia 22 de setembro

Às 9 horas e às 18 horas

Sede do Sintrivest

Av. Arno Carlos Gracher, 323

47 3351-1373

 

 

Sintrivest sedia reunião do Departamento Têxtil e Vestuarista da Fetiesc

Encontro contou com palestra do analista Político do DIAP, André Luís dos Santos, além de análise e discussão sobre as negociações coletivas em todo o Estado e ações a serem realizadas

 

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest) sediou, na última sexta-feira, 10 de setembro, reunião do Departamento Têxtil e do Vestuário da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (FETIESC). Na oportunidade, representantes sindicais ligados ao setor se fizeram presentes, a fim de debater uma série de assuntos, entre eles as negociações coletivas de trabalho, análise da atual situação do setor, a vitória da não aprovação, por parte do Senado, da Medida Provisória (MP) 1.045/2021, considerada uma ‘minirreforma trabalhista’, além de uma palestra com o analista Político do DIAP e Especialista em Política e Representação Parlamentar, Andre Luís dos Santos.

O presidente do Departamento, Valmor de Paula, agradeceu ao Sintrivest por sediar a reunião e ressaltou que Brusque tem uma grande importância na área têxtil e do vestuário, para a economia da região. Atualmente o Departamento é formado por 21 sindicatos, sendo o ramo de atividade que possui o maior número de trabalhadores da Fetiesc hoje. “Para nós é uma satisfação muito grande estarmos aqui na cidade de Brusque, fazendo um debate a respeito das negociações coletivas de trabalho, que são de suma importância. Necessário registrar, que se não houvesse sindicato, desde 1994 quando se instituiu a livre negociação, os trabalhadores não teriam reajuste salarial, porque o governo só reajusta os salários dos aposentados e pensionistas. Nós estamos num momento de extrema dificuldade, tendo em vista a alta da inflação. É bom que se diga que estamos aí na casa dos 10% quase que geral, a inflação das categorias. Isso, para classe trabalhadora, é um desgaste e um sofrimento, porque vamos negociar na data-base aquilo que ele já deixou de ganhar. Então a inflação alta prejudica muito os trabalhadores. Mas temos que comemorar porque dentro do quadro da Fetiesc, temos uma deliberação de que os sindicatos não devem fechar negociações coletivas em percentual menor que a inflação. Entendemos que a inflação já é uma dívida e a nossa grande busca é pelo aumento real, para que possamos recuperar o poder de compra dos trabalhadores”, ressaltou.

Também em pauta, a rejeição da Medida Provisória 1.045, pelo Senado Federal, foi trazida à discussão. Originalmente a MP criou um novo programa de redução ou suspensão de salários e jornada de trabalho durante a pandemia de Covid-19, mas sofreu tantos acréscimos na Câmara dos Deputados que foi chamada de ‘minirreforma trabalhista’ por senadores. Foram 47 votos contrários, 27 votos favoráveis e uma abstenção, com isso, a matéria foi arquivada. “Lamentavelmente a Câmara Federal não escutou os trabalhadores, mas temos que parabenizar a Casa Alta, que é o Senado, que acabou rejeitando essa MP, que foi uma atitude de extrema coerência dos senadores. Entendemos que precarizar os direitos dos trabalhadores não gera empregos. A Reforma Trabalhista 13.467/2017 de Michel Temer, provou isso, nós temos quase 15 milhões de desempregados”, comentou Valmor de Paula.

 

Palestra híbrida

A reunião também foi marcada pela palestra do analista político Andre Luís dos Santos, que abordou o tema ‘O contexto político para o Movimento Sindical’. Realizada de forma híbrida, a palestra pode ser acompanhada tanto pelos representantes sindicais presentes, quanto por aqueles que estavam em outras cidades, de forma online.

De acordo com o presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini, os aspectos trazidos por Santos são de suma importância para o entendimento da situação política e econômica pela qual o país passa. “Temos nossas articulações para fazer, precisamos ter consciência da situação que vive o trabalhador, porque ele está nessa situação e quem são os responsáveis por isso. E tendo estas respostas, poderemos buscar soluções para voltarmos a nos reencontrarmos em um patrimônio melhor, com melhores condições de trabalho. Com certeza reuniões como esta são sempre um encontro muito produtivo para entendermos o que acontece em cada região do Estado. O departamento é uma representação bastante grande em Santa Catarina e tem o compromisso de se unir, a fim de amenizarmos o sofrimento da classe trabalhadora”, ressaltou.

Para a presidente do Sintrivest, Marli Leandro, é uma grande satisfação para o Sintrivest poder sediar a reunião do Departamento Têxtil e do Vestuário, diante de tudo o que ele representa no Estado de Santa Catarina, visto que agrega um significativo número de trabalhadores e trabalhadoras. “É uma troca de experiências importante, um debate que faz parte da nossa rotina. A cada 40, 50 dias, fazemos uma análise das questões ligadas ao movimento sindical e aos direitos da classe trabalhadora. As ideias e opiniões que trocamos a respeito da situação do setor no Estado nos renovam com argumentos para as nossas próprias mesas de negociação local”, complementou.