Confira a avaliação da presidente, Marli Leandro, das principais ações e conquistas do sindicato
2021 chega ao fim e com ele a reflexão sobre o histórico de ações feitas pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sintrivest). Apesar de ter sido um ano que ainda sofreu os impactos da pandemia da Covid-19, o Sintrivest manteve seu trabalho na luta em prol dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do segmento.
De acordo com a presidente da entidade, Marli Leandro, 2021 foi um ano em que o sindicato registrou uma grande quantidade de trabalhadores e trabalhadoras com seus contratos e suas jornadas de trabalho reduzidos, por conta da pandemia e da prorrogação da Medida Provisória nº 1.045, de abril, o que, consequentemente, impactou nos salários da classe. “Por outro lado, percebemos um crescimento da mão de obra, das vagas de emprego no nosso setor, o que foi muito positivo. Vimos que as empresas tiveram produção ao longo de todo o ano, algumas que inclusive não conseguiram preencher as vagas disponíveis para contratação, o que demonstra o aquecimento do setor e a procura pela mão de obra”, considera.
Campanha salarial
Neste sentido, uma conquista do sindicato foi a Campanha Salarial de 2021 e o reajuste de 10,42%, aprovado no mês de setembro, o que permitiu a reposição do índice de inflação. “Conseguimos repor o índice todo, nos pisos salariais, com um pouco de aumento real nos salários. Mesmo assim, o Sintrivest continua preocupado em relação aos trabalhadores, pois, de certa forma, esse valor acaba não acompanhando a realidade nacional, com o recente aumento de alguns insumos, como alimentação, energia elétrica, gás de cozinha, gasolina, entre outros, onde alguns desses itens chegaram a ter um reajuste de até 30% nos últimos 12 meses, impactando no dia a dia das famílias dos trabalhadores”, completa.
Diminuições em queda
Já em relação à rescisão de contratos, 2021 registrou um número menor comparado ao ano anterior, já que em 2020 muitas empresas demitiram trabalhadores por conta dos impactos da Covid-19. Assim, em 2020 foram 1.437 demissões e 677 pedidos de demissões. Já em 2021, foram 934 demissões, sendo 804 pedidos. Ou seja: em 2021 foram feitas 372 rescisões a menos que 2020. “Esses números refletem a realidade do mercado de trabalho, ou seja, como tivemos muita procura de mão de obra, houve menos demissões, no entanto houveram mais pedidos de demissões, já que os trabalhadores acabam migrando para outras empresas, principalmente se recebem uma proposta melhor de trabalho. E com certeza, termos um número menor de demissões, comparado ao ano anterior, é muito positivo também para o setor”, considera Marli.
Serviços e benefícios
Ao manter as medidas de distanciamento e os cuidados de prevenção contra a Covi-19, em 2021 o Sintrivest acabou não realizando algumas ações que já faziam parte do calendário de eventos da entidade, outras foram adaptadas e, algumas, inovadoras. “Tivemos poucas ações, com todos os cuidados e com menos pessoas, como o ‘Café com a Presidente’, a campanha do ‘Outubro Rosa’ e as assembleias. Os demais eventos foram adiados ainda por conta da pandemia, o que de certa forma também nos afastou um pouco dos nossos associados”, comenta.
Por outro lado, todos os benefícios e serviços oferecidos aos associados foram mantidos, inclusive alguns foram ampliados, como os serviços médicos (com as especialidades de oftalmologia e cardiologia), mantendo o que havia sido prometido na primeira assembleia do ano pela diretoria.
Além disso, outra importante conquista do sindicato em 2021 foi o aniversário de 39 anos de fundação, celebrado no mês de outubro. “Neste período, não houve um ano em que não fechássemos a Convenção Coletiva, ou seja, sempre garantimos o reajuste de salário para a classe trabalhadora. Então, sem sombra de dúvida, isso é um grande motivo de comemoração, já que ao longo desses anos o Sintrivest sempre buscou atuar por melhores condições, sempre negociando, realizando acordos e parcerias”, destaca Marli.
Nova gestão
Outro momento especial em 2021 para o Sintrivest foi a eleição da nova diretoria para a gestão 2022-2027; além de a presidente do sindicato ter sido escolhida para estar à frente da coordenação do Fórum Sindical. “Tivemos um grupo renovado na diretoria, com novas ideias, opiniões, e que irão somar muito nos próximos anos, junto a todo o trabalho que o sindicato já desenvolve. Por isso temos certeza que será um ano muito especial, com expectativas positivas, já que estamos em uma situação um pouco mais ‘normalizada’ em relação à pandemia, em especial com o avanço da vacinação. Da mesma forma, é um desafio ser coordenadora do Fórum, e ao mesmo tempo um grande privilégio, em estar representando todas as categorias de trabalhadores aqui de Brusque”, pontua Marli.
Assim, para 2022 as expectativas do sindicato são da retomada das reuniões presenciais, bem como do eventos e parcerias, como a realização do Desfile das Costureiras. “Também esperamos estar de forma mais efetiva e, presencialmente, conversando com os trabalhadores, levando as informações e orientações nos locais de trabalho, já que por conta da pandemia não conseguimos mais realizar. Ou seja, em 2022 queremos voltar a promover ações que já eram realizadas, como também termos novamente uma aproximação direta com os trabalhadores”, projeta.
Mensagem
Por fim, a presidente do Sintrivest deixa uma mensagem de Boas Festas a todos os trabalhadores e trabalhadoras da categoria. “Agradecemos a todos pelo carinho, pela confiança, por me permitir estar à frente da entidade por mais um mandato. Agradeço a todo o grupo que aceitou estar conosco, nesta nova diretoria, que tomará posse em março de 2022. Da mesma forma, desejo a todos os trabalhadores e trabalhadoras um Feliz Natal, repleto de paz e harmonia. Estamos em um momento muito difícil, em especial para a classe trabalhadora, e esperamos que no próximo ano seja diferente, que possamos evoluir em vários aspectos no nosso país, já que 2022 será um ano importante, de eleições. E que todos possam sempre contar conosco para o que for necessário. Feliz 2022 sempre na esperança de um ano e um mundo melhor para todos e todas”, finaliza.