Sintrivest participa de reunião do Fórum Sindical e conhece propostas do candidato a prefeito Paulo Eccel

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário (Sintrivest) participou esta semana, da reunião do Fórum das Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e Região (Fórum Sindical), que recebeu, na tarde de segunda-feira, 7 de agosto, durante sua reunião mensal, a visita do candidato a prefeito de Brusque Paulo Roberto Eccel e sua vice, Dida Mafra. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Mestres e Contramestres na Indústria de Fiação e Tecelagem de Brusque (SINDMESTRE). Na ocasião, os dirigentes dos 11 sindicatos integrantes do Fórum, fizeram suas considerações a respeito das maiores demandas dos trabalhadores no município atualmente, e reforçaram o interesse na realização de parcerias junto ao poder público, para garantir celeridade nos atendimentos à população, especialmente àqueles voltados à área da saúde.

A coordenadora do Fórum Sindical e presidente do Sintrivest, Marli Leandro, ressaltou todo o trabalho realizado pelos sindicatos no setor de saúde, tanto na parte médica, quanto odontológica, resultado dos investimentos constantes das instituições sindicais ao longo dos anos, cujo principal objetivo é garantir um atendimento de qualidade e visando o bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras.

Dentre as demandas esplanadas pelos sindicalistas, esteve a questão do transporte público, alvo de muitas reclamações dos trabalhadores no município. Paulo Eccel reconheceu esta como uma luta permanente do movimento sindical e uma demanda da comunidade, que está contemplada em seu plano de governo. O objetivo, se eleito, é implantar avançar em estudos sobre a implementação da Tarifa Zero, que prevê o uso do transporte público sem cobrança de tarifa do usuário final. “Vamos realizar estudos quanto a viabilidade da Tarifa Zero, que já é uma realidade de muitas cidades no Brasil, e algumas em Santa Catarina”, destacou Eccel.

Dentre as principais propostas estão: aumentar o número de vagas em creches (educação); dar continuidade à Beira Rio de Dom Joaquim e as obras em andamento na cidade (obras); melhorar o transporte coletivo, com mais horários e a tarifa zero (ônibus); ampliar a oferta de medicamentos da Farmácia Básica e aumentar o número de especialistas, exames e consultas (saúde); retomar o maior programa habitacional de Brusque com o Minha Casa Minha Vida (moradia). “Hoje temos mais de sete mil famílias cadastradas na Prefeitura de Brusque, que necessitam de uma moradia. Mas este número pode ser ainda maior. Pretendemos avançar nessa área, com o Minha Casa Minha Vida, mas um modelo um pouco diferente, ou seja, construindo habitações em diversas áreas da cidade”, comentou Eccel.

Os dirigentes sindicais comentaram sobre as principais propostas e enalteceram a importância da retomada efetiva dos Conselhos Municipais. Eles ressaltaram ainda que é necessário que os sindicatos de trabalhadores tenham assento nos Conselhos e que os mesmos sejam, realmente, órgãos consultivos e deliberativos, não apenas cenográficos, como ocorre atualmente no município.

Paulo Eccel recebeu todas as demandas com muita atenção e reforçou seu compromisso com o movimento sindical de Brusque, enaltecendo o importante trabalho que todos os sindicatos realizam na cidade. Ele destacou ainda que todas as propostas do seu Plano de Governo junto com Dida Mafra, partiram de demandas que foram trazidas pela própria comunidade e que são viáveis de realizar no período proposto de mandato, de um ano e três meses.

Vale lembrar que as eleições suplementares de 2023 para prefeito e vice-prefeito acontecem no dia 3 de setembro. A diplomação dos candidatos eleitos já está agendada para o dia 21 do mesmo mês, sem data prevista ainda para posse.

Sobre o candidato

Paulo Roberto Eccel foi prefeito de Brusque de 2009 a 2015 e deputado estadual de 2003 a 2007 pelo Partido dos Trabalhadores. Advogado e professor universitário, Eccel tem 58 anos. Neste ano, assumiu como superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina (SRTE/SC).