Outubro Rosa Sintrivest

Data: 07/10/2017

Horário: 15:00:00

Palestra: “Como prevenir o Câncer de Mama a partir das plantas medicinais”, ministrada pela terapeuta Maria Eugênia Demétrio.

Haverá distribuição de camisetas e um delicioso café.

Entrada franca. Vagas limitadas. Inscrições pelo telefone: (47) 3351-1373.

Local: Auditório do Sintrivest

Sintrivest entrega Carta Aberta às empresas do setor

08/11/2018

Conforme deliberado em Assembleia Geral do Sintrivest, no ultimo dia 26 de setembro, o Sintrivest entregou uma Carta Aberta nas empresas do setor do Vestuário, Bordados, Couro, Calçados e Similares de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento.

O documento apresenta o conteúdo referente à reivindicação dos trabalhadores e trabalhadoras por conta do fechamento da CCT 2018/2019. A Carta reivindica e solicita que, de forma individual, as empresas possam rever o percentual de reajuste apresentado pelo Sindicato Patronal e conceder um reajuste nos próximos meses, que possa garantir aos seus funcionários e funcionárias um salário capaz de proporcionar melhor qualidade de vida aos mesmos e suas famílias.

Para mais informações e esclarecimentos, entre em contato com o Sintrivest: (47) 3351-1373.

Sintrivest homenageia mulheres que venceram o câncer

19/10/2018

Como forma de chamar atenção para a prevenção do câncer de mama e manifestar apoio à campanha Outubro Rosa, o Sintrivest – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região, promove anualmente um evento para associadas da entidade e ao público em geral, além de confeccionar uma camiseta exclusiva da campanha, que leva o nome de mulheres que venceram o câncer de mama.

Neste ano, o evento foi realizado na noite de quinta-feira, 18 de outubro, no auditório do Sindicato, e contou com a participação da Dra. Vanessa Beilfuss, que é nutróloga e palestrou sobre ‘Equilíbrio entre corpo e mente’. A médica destacou que a saúde da mulher vai muito além de exames preventivos e está diretamente relacionada com a alimentação, o estresse, o sono, entre outros fatores. “A medicina integrativa busca avaliar o paciente como um todo, porque nosso corpo não é dividido em compartimentos. Está tudo interligado, então uma enxaqueca pode ser resultado da má alimentação e o mal funcionamento do intestino pode ser reflexo do estresse, por exemplo. Há uma grande necessidade de orientar o paciente quanto a fatores básicos, do dia a dia, em relação a alimentação e a hábitos saudáveis. Temos que relembrar sempre que é preciso se alimentar com comida de verdade. Quanto maior a vida do alimento, menor a vida de quem se alimenta dele. É preciso olhar o rótulo, saber o que se está consumindo”, alertou a especialista.

Dra. Vanessa comentou sobre o questionamento que a maioria das pessoas faze quanto ao aumento de peso. “O processo de engorda não acontece da noite para o dia. Não adianta apenas reduzir comida quando se quer perder peso. É preciso verificar como está o humor, o funcionamento do intestino, o sono, a prática de exercícios físicos e a questão hormonal. São vários os fatores que influenciam no peso da pessoa, assim como, não quer dizer que uma pessoa magra, seja uma pessoa saudável. Algumas gordurinhas do nosso corpo podem ser reflexo de alguma inflamação e é preciso estar atento aos sintomas. O dormir bem também é essencial. E dormir bem não pode ser sinônimo de tomar medicação para conseguir dormir”, considerou a médica.

A palestrante salientou que o açúcar é extremamente prejudicial, principalmente para pessoas em tratamento de câncer e de outras doenças. “O açúcar só faz o câncer crescer e retirar o açúcar da alimentação faz muita diferença. Ele é considerado um vício e é muito difícil de tirá-lo da dieta. É igual parar de fumar. O paciente precisa de orientação e persistência, porque o cérebro pede açúcar. Mas para casos eventuais, é possível substituir o açúcar por opções naturais como o xilitol. Muito se fala sobre o sal, porém o açúcar é que é o verdadeiro vilão. Da mesma forma, o cigarro e o álcool precisam ser evitados. E o que não pode faltar é muita água. Infelizmente, a maioria das pessoas não tem o hábito de tomar água, pelo menos na quantidade que deveria e ela é vital para a saúde. É preciso se habituar, andar sempre com uma garrafa de água, de preferência de vidro e educar o cérebro, de que é essencial tomar água várias vezes ao dia”, frisou a nutróloga.

Quanto à saúde da mente, Dra. Vanessa disse que o pensamento positivo é fundamental para atrair coisas boas. “O estresse é o grande mal da humanidade. O pensamento acelerado influencia muito no estado emocional e nas dores do corpo, mas se formos gratos, reconhecermos as pequenas coisas boas que acontecem em nosso dia a dia, manifestar nossa gratidão, rezar, meditar e cuidar da nossa respiração, é possível viver muito melhor. A respiração pode inclusive curar a ansiedade. Uma dica que deixo é: antes de dar uma resposta para alguém, respire! E sempre que estiver num momento de correria, de estresse, de desconforto, inspire e expire lentamente por algumas vezes. Isso vai fazer você se sentir melhor”, declarou a especialista.

Homenagem

Após a fala da Dra. Vanessa Beilfuss, a presidente do Sintrivest, Marli Leandro, apresentou a camiseta da campanha Outubro Rosa, estampada com nomes de pacientes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque, e homenageou as seis mulheres pela luta e determinação ao enfrentar a doença. Após terem um breve perfil apresentado, elas receberam flores e puderam dar o seu testemunho para as participantes do evento, chamando atenção para a importância da prevenção e da coragem ao enfrentar o câncer de mama. Alcinéia Ratzmann, Jurema Walzburger, Maria Ivete Moritz, Maria (Ica) Klabunde, Natalia Cassaniga e Rosa Ana Mafezzoli são as guerreiras que combateram a doença e receberam a homenagem na noite de quinta-feira, 18 de outubro.

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque, Rainilda Lunardelli Zucco, agradeceu em nome das pacientes e voluntárias da entidade. “Somos gratas ao Sintrivest por mais esse evento de conscientização. Ficamos muito felizes com a homenagem realizada e com a palestra da Dra. Vanessa, que foi muito construtiva. Realmente a alimentação é fundamental. Não adianta fazer apenas exames preventivos e não cuidar da saúde num todo. É preciso consciência de que o equilíbrio é fundamental para uma vida saudável, e que o cuidado deve acontecer de forma permanente, durante todo o ano”, avaliou Rainilda.

Luciana Dias participou do evento pela primeira vez e considerou gratificante ver o testemunho das mulheres que superaram o câncer de mama. “Gostei muito de ver o exemplo das homenageadas e a palestra também foi muito esclarecedora. Uma das coisas que vou tentar fazer, é plantar uma horta em casa e melhorar minha alimentação, dando prioridade para alimentos de verdade. A correria do dia a dia dificulta muitas vezes, mas se soubermos nos organizar, é possível mudar alguns hábitos sim”, declarou Luciana.

Para Dirlei Devens Sguissardi, o evento serviu como um ‘puxão de orelha’. “Praticamente tudo que foi abordado pela médica, eu faço o oposto e me fez perceber que preciso mudar muitos hábitos para ter uma vida mais saudável. É claro que não é possível fazer uma mudança radical, mas é possível melhorar algumas coisas”, considerou Dirlei.

A presidente do Sintrivest, Marli Leandro, manifestou-se feliz com a participação das mulheres e reforçou que apesar de a campanha Outubro Rosa ser realizada no mês de outubro, é preciso cuidar da saúde e se prevenir durante o ano todo. “Foi muito interessante, poder refletir sobre o equilíbrio entre corpo, mente e alma, o cuidado, a prevenção através da alimentação, do exercício físico, coisas que devemos ter como hábito no dia a dia, para evitar doenças, inclusive o câncer. A Dra. Vanessa destacou que somos o que comemos e que devemos começar a cuidar desde a infância, para não ser acometido por problemas no futuro. Vimos a importância de adotar hábitos saudáveis. A homenagem para as mulheres que superaram o câncer de mama também foi especial, no sentido de mostrar o exemplo delas e encorajar outras pessoas, especialmente as mulheres, já que muitas ficam desesperadas ao descobrir a doença. Temos que ter ciência de que é possível vencê-la e por isso, a necessidade de se cuidar, de fazer os exames de prevenção, pois quando descoberta precocemente, maiores são as chances de cura”, concluiu Marli.

Ao final do evento, as participantes puderam confraternizar durante um lanche saudável, que foi servido no Espaço Gourmet do Sintrivest.

Sintrivest promove evento alusivo à campanha Outubro Rosa

10/10/2018

O Sintrivest – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região, convida suas associadas e o público em geral, para participar do evento alusivo à campanha Outubro Rosa, que será realizado no dia 18 de outubro, às 19h, no auditório do Sindicato.

As participantes poderão conferir a palestra sobre ‘Saúde em Equilíbrio’, com a Dra. Vanessa Beilfuss, que trabalha com Medicina Integrada, com foco em Vida Saudável e Longevidade.

Além da palestra, o Sintrivest homenageará seis mulheres que já tiveram câncer de mama, fizeram o tratamento e se recuperaram. São elas: Alcinéia Martins Ratzmann, Jurema Walzburger, Maria Ivete Moritz, Maria Klabunde, Natália Maria Cassaniga e Rosa Ana Mafezzoli.

Ao final do evento será servido um café e as associadas presentes ganharão uma camiseta da campanha Outubro Rosa. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo telefone (47) 3351-1373 até o dia 15 de outubro.